Sobre o CBH Baixo Paranaíba

O CBH Baixo Paranaíba foi instituído em 29 de dezembro de 2011, por meio do decreto nº 7.535. Ele é um órgão colegiado, com atribuições deliberativas e consultivas, de nível regional e estratégico, do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Pelo decreto, a área de atuação do CBH Baixo Paranaíba são as bacias hidrográficas afluentes ao Rio Paranaíba, delimitadas a Oeste pelo Rio Aporé e a divisa com o Estado de Mato Grosso do Sul e a Leste pela Bacia Hidrográfica do Rio dos Bois, compreendendo, principalmente, de Leste para Oeste, as Bacias dos rios Rio São Francisco, Rio Preto, Rio Alegre, Ribeirão da Mateira, Rio Claro, Rio Verde, Rio Corrente e porção goiana da Bacia do Rio Aporé.

O comitê deverá se reunir periodicamente para tratar de assuntos da bacia, focando no uso da água. Além disso, trabalhar em parceria com a sociedade para a sustentabilidade das Bacias Hidrográficas da sua área de atuação.

Esta Unidade de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos (UPGRH) faz divisa entre os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Nela estão localizados os municípios de Chapadão do Céu, Jataí, Mineiros, São Simão, Quirinópolis, Caçu, Itajá, Itamurã, Serranópolis, Cachoeira Alta, Paranaiguara e Portelândia (parcialmente), além do Parque Nacional das Emas, que preserva amostras representativas dos ecossistemas do cerrado. Ao todo, há 20 municípios com sede nesta UPGRH.

A agricultura é intensa, com destaque para os municípios de Jataí, Mineiros e Chapadão do Céu. O setor sucroalcooleiro predomina em grande parte desta unidade e ainda são observadas algumas Usinas Hidrelétricas (UHEs) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) na área. Uma dessas UHEs, a Espora, teve sua barragem rompida em janeiro de 2008, o que provocou a deterioração do leito do Rio Corrente, deixando as margens com pouca mata ciliar.